Site espanhol Site inglês
14 de Dezembro de 2021

Você sabe que a Meningite Meningocócica pode ser prevenida com vacina?

Geralmente associada à infância, a Meningite Meningocócica pode afetar todas as pessoas. O risco da doença está em sua rápida evolução, podendo levar a morte em até 24h. Mas você sabe que ela pode ser evitada através da vacinação?

A vacina MenACWY é disponibilizada pelo SUS gratuitamente para adolescentes de 11 e 12 anos e protege contra 4 grupos da bactéria que causa a doença. Já os bebês de 3, 5 e 12 meses, faixa que também corre mais risco, o SUS disponibiliza a vacina contra o grupo C. A vacina MenACWY também está disponível em clínicas particulares para bebês e outras faixas etárias.

As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças e adolescentes. Na impossibilidade de usar a vacina ACWY, deve-se utilizar a vacina meningocócica C conjugada.

A vacinação de rotina deve iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (dependendo das recomendações das bulas) e reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY, são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos.

Para adultos é dose única e depende do risco epidemiológico ou condição de saúde.

Com ela, nós podemos ajudar a manter a Meningite Meningocócica longe!

Vacinas salvam vidas, não deixe de procurar informações a respeito.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.