Site espanhol Site inglês
28 de Junho de 2023 | Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar sobre rastreabilidade de materiais biológicos?

Trata-se da capacidade de monitorar todos os eventos relacionados a uma amostra biológica, a fim de verificar se todos os regulamentos estão sendo seguidos. Por exemplo, onde o material está armazenado, a quanto tempo está lá, se sofreu variações de temperatura, etc…

 

É um processo fundamental em laboratórios de análises clínicas, utilizado para evitar perdas, contaminação cruzada e o cumprimento de procedimentos previstos em lei. Sem ele, não seria possível ter um controle interno preciso de cada amostra.

 

Outras vantagens da rastreabilidade de materiais biológicos:

  •  Evita que os pacientes necessitem refazer exames;
  • Elimina os atrasos nos prazos;

  • Diminui o retrabalho entre as etapas de análise;

  • Permite a integração com todos os setores do laboratório;

  • Facilita a armazenagem, segurança e acesso de dados sensíveis;

 

Como fazer a rastreabilidade de materiais biológicos?

Apesar de ser possível fazer todo o processo de forma manual, na prática esta não é a melhor solução. Isso acaba eliminando as vantagens na questão da agilidade, além de ocupar muitas horas dos funcionários do laboratório. A melhor maneira de fazer a rastreabilidade de materiais biológicos é utilizar a tecnologia como aliada. Os equipamentos da Biotecno, por exemplo, contam com relatórios eletrônicos criptografados.

 

Além de armazenar por até 30 anos os registros de temperaturas, a criptografia garante que nenhuma pessoa sem autorização terá acesso aos dados. Ou seja, a integridade é garantida.

 

O software que utilizamos em nossas câmaras conta com outros diferenciais fundamentais para a rastreabilidade de materiais biológicos. Ele emite relatórios e gráficos de performance, inclusive retroativos, permitindo o gerenciamento da câmara via internet, em qualquer lugar - agilizando o trabalho de laboratórios, clínicas e hospitais. Se você deseja obter mais informações ou solicitar um orçamento personalizado, basta clicar no botão flutuante do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da tela. Estamos sempre disponíveis para tirar suas dúvidas!

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.