Site espanhol Site inglês
29 de Julho de 2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Suinocultura: A importância da vacinação e do melhoramento genético

Você sabia que somos o quarto país no ranking da produção de carne suína no mundo? Cerca de 16% são destinados à exportação e importação, números que são bastante significativos. Este desempenho está diretamente relacionado aos contínuos avanços da tecnologia e pesquisas para o melhoramento genético.

A cadeia produtiva da suinocultura abrange, em todos os estágios, diversas práticas que devem ser executadas para assegurar a excelência da produtividade, sendo a qualidade da vacinação para suínos uma das mais importantes.

 

Benefícios da vacinação na suinocultura

 

A aplicação de vacinas na produção de suínos é uma estratégia que garante a prevenção de doenças dos animais. Confira a importância da vacinação na suinocultura:

  • Melhora da defesa e imunização dos suínos;
  • Maior competência produtiva destes animais;
  • Mais qualidade e segurança para o consumo da carne.

 

Que cuidados devem ser adotados no armazenamento e conservação de vacinas para suínos?

 

Para certificar os bons resultados através da aplicação de vacinas, os cuidados com as doses devem ser praticados desde o manuseio e recebimento até o armazenamento e uso nas granjas. 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as vacinas sejam armazenadas em temperaturas entre 2°C e 8°C, em todos os segmentos da cadeia de frio. Temperaturas superiores a 8°C e inferiores a 2°C são extremamente prejudiciais à eficácia das vacinas.

 

É necessário que se considere opções de backup de energia (Sistema de Emergência), para que possíveis quedas de luz não comprometam o estoque vacinal.

 

Dessa forma, as granjas devem dispor de câmaras de conservação desenvolvidas especialmente para esta finalidade. A homogeneidade e o intervalo adequado de temperatura precisam ser sempre observados, por isso a importância de contar com equipamentos tecnológicos e em boas condições. 

Além da escolha do equipamento, é necessário pensar na localização da câmara na granja. 

 

Evite lugares suscetíveis a temperaturas extremas, incidência solar, umidade ou poeira. 

 

Melhoramento genético

 

Como vimos, a qualidade da produção de suínos está associada com a eficiência dos programas vacinais e também com a conservação do sêmen destes animais. 

A inseminação artificial com sêmen suíno resfriado é um dos métodos mais utilizados atualmente na suinocultura. Essas doses inseminantes devem estar com temperatura entre 15°C e 18°C, e podem ser armazenadas até cinco dias após a coleta.  

 

Como funciona a homogeneização térmica em uma câmara para conservação de sêmen suíno?

 

A conservação feita de forma correta, em baixa temperatura, tem como principal função desacelerar os processos metabólicos dos espermatozóides, ocasionando um menor consumo de energia celular e garantindo o "desempenho" dos insumos. 

Evitar oscilações na temperatura é essencial para garantir a conservação. Para isso, o armazenamento do sêmen suíno deve ser feito em um equipamento desenvolvido com essa finalidade. 

 

A capacidade de homogeneização térmica de uma câmara científica de conservação consiste na capacidade de performar com os seguintes parâmetros: 

  • Uniformidade da temperatura;
  • Estabilidade da temperatura;
  • Capacidade de controle e registro das temperaturas mínima e máxima.

 

Dessa forma, as câmaras científicas para conservação de sêmen suíno possibilitam a alta precisão e melhores resultados na produtividade. A homogeneização e a tendência à temperatura mais baixa (próxima de 15°C) favorecem a conservação do sêmen e diminuem o gasto de energia.

É preciso contar com câmaras de conservação desenvolvidas para o armazenamento de sêmen suíno para uma maior produtividade da cadeia. Estes equipamentos são indicados por sua performance e homogeneização de temperatura.

 

Confira a nossa linha de equipamentos produzida especialmente para essa finalidade.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.