Site espanhol Site inglês
23 de Agosto de 2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Strive For Five: porque este conceito é tão importante na conservação de vacinas?

O conceito Strive For Five fortalece ainda mais a importância da constância da temperatura para conservação de vacinas. Leia o artigo completo para entender como esta prática funciona!

As vacinas são essenciais para a prevenção de inúmeras doenças infectocontagiosas. Quando aliada à alta cobertura vacinal, permite controlar a transmissão de uma doença ou até mesmo erradicá-la. 

 

Conservação de vacinas

 

A qualidade da conservação de vacinas está ligada a muitos fatores, o principal deles é a garantia da temperatura correta e homogênea ao longo de todo processo de transporte e armazenamento. Isso significa que a eficácia dos imunizantes está relacionada diretamente com a forma como eles são acondicionados.

 

Mas afinal, o que é Strive For Five?

 

O conceito ganhou força a partir dos anos 90 devido à experiência vivenciada pela Austrália, após o país iniciar um programa de alta vacinação e não obter o sucesso esperado. A população estava vacinada mas permanecia sem imunidade, apesar das vacinas serem eficazes e a cobertura vacinal ter sido realizada em massa. Mesmo assim, doenças como o sarampo ainda permaneciam circulando. 

 

As autoridades iniciaram alguns estudos para descobrir o porquê vacinas eficazes não estavam possibilitando a imunização. Descobriu-se que o problema estava na Cadeia de Frio - as vacinas sofriam alterações na temperatura durante o processo de transporte e armazenamento. A falta de qualidade na conservação afetava a eficiência das doses.

 

A experiência fez com que os australianos criassem um manual sobre o armazenamento correto de vacinas, chamado “Strive For Five”, que quer dizer “persiga o cinco”.

 

A temperatura ideal para o armazenamento de vacinas é entre 2°C e 8°C. Ou seja, manter a temperatura em 5 graus ou o mais próximo a isso diminui os riscos de oscilações. Nesse sentido, o objetivo do Strive For Five é manter as doses em 5°C de maneira homogênea pelo maior tempo possível.

 

O monitoramento e rastreamento de temperatura com avisos de queda ou oscilação só é possível por equipamentos desenvolvidos especialmente para a conservação de vacinas. 

 

Conheça mais sobre as Câmaras Científicas Biotecno clicando aqui!

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.