Site espanhol Site inglês
17 de Março de 2023 | Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba tudo sobre a vacina bivalente contra Covid-19

Começou no dia 27 de fevereiro a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra Covid-19, focada inicialmente em grupos de risco.

Com o início desta nova campanha de vacinação, vieram também diversas dúvidas por parte da população brasileira.

Para auxiliar no incentivo dessa importante medida de saúde pública e evitar a disseminação de informações falsas, acreditamos ser importante esclarecer as principais perguntas sobre a vacina bivalente.

 

Confira abaixo a resposta para as quatro dúvidas mais frequentes:

 

  • Qual a importância da vacinação?

As vacinas antigas contra a covid, chamadas de monovalentes, continuam atuando na proteção contra casos mais graves da doença. Mas, com o surgimento de novas variantes, é preciso aumentar a eficácia contra estas mutações do vírus.

A vacina bivalente da Pfizer, aplicada atualmente no Brasil, oferece proteção?contra a variante ômicron e suas sub variantes, e foi testada em estudos ao redor do mundo inteiro.

Lembramos também que os reforços da vacina são necessários, pois a imunidade contra a covid cai ao longo do tempo. Após nova dose, os anticorpos voltam a subir consideravelmente.

 

  • Quais as reações mais comuns?

A vacina bivalente se mostrou segura e com o mesmo perfil de reações das vacinas monovalentes. As mais comuns são dor de cabeça, nas articulações, nos músculos e no local de injeção, além de cansaço e calafrios.

Normalmente estas reações somem depois de algumas horas. Caso isso não aconteça, fale com o seu médico.

 

  • Quem pode tomar a vacina bivalente?

As vacinas estão recomendadas para pessoas com 12 ou mais anos de idade. O Ministério da Saúde está focando nos grupos prioritários neste primeiro momento, como pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Nas próximas fases, a imunização continuará sendo estendida para outros grupos prioritários. Não há previsão para o público em geral até o momento.

 

  • Preciso ter tomado as outras doses da vacina para receber o reforço da bivalente?

Sim. A vacina bivalente é uma dose de reforço. Por isso, é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente, além de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

 

Então é isso: 

Caso seja grupo de risco, fique atento ao cronograma das fases da campanha e entre em contato com o seu posto de saúde para não perder o prazo de vacinação. Independente de tudo, acompanhe as notícias e faça sua parte para desmentir as fake news sobre o assunto!

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.