Site espanhol Site inglês
22 de Dezembro de 2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

Por que as vacinas não devem ser armazenadas em geladeiras comuns?

É fato: o uso de geladeiras comuns representa um risco muito grande para a conservação de vacinas. Por isso a RDC 197, de 26 de dezembro de 2017, proíbe o uso destes equipamentos e determina que todo serviço de vacinação precisa utilizar câmaras científicas regularizadas pelo Ministério da Saúde/ANVISA.

O maior risco é a variação de temperatura, que pode baixar a eficácia das vacinas ou até prejudicar o funcionamento. A falta de um sistema de monitoramento apresenta o risco de os operadores do equipamento nunca tomarem o conhecimento de que as vacinas podem estar comprometidas.

 

É por este motivo que o Ministério da Saúde/ANVISA também regula que todos os equipamentos devem, obrigatoriamente, possuir sistema de monitoramento e registro de temperatura, para assegurar que não houve nenhuma falha na Cadeia de Frio.

 

E estas não são as únicas diferenças entre geladeiras comuns e câmaras científicas. Existem diversas tecnologias auxiliares que atuam na garantia da segurança das vacinas. Confira mais alguns diferenciais que os equipamentos da Biotecno possuem:

 

Sistema de segurança

Sistema de segurança que assume automaticamente o controle de temperatura da câmara sempre que houver falha no sistema de comando principal ou até mesmo um desvio de temperatura, atuando como “anjo da guarda”;

 

Software exclusivo

Software exclusivo para extração de relatórios de performance com dados criptografados, que garante total imparcialidade na aquisição dos dados;

 

Homogeneização

Homogeneização do ambiente interno através de ventiladores tipo linear ou axial, com desligamento automático quando da abertura da porta;

 

Sistema de emergência

Sistema de emergência capaz de manter o equipamento em funcionamento por longos períodos caso falte energia;

 

Display exclusivo

Display exclusivo que informa dados importantes como a temperatura de momento, mínimas e máximas atingidas, indicação de porta aberta, falta de energia elétrica e bateria fraca, entre outros.

 

Ou seja: para a conservação correta de vacinas, está proibido o uso de geladeiras comuns, mesmo as adaptadas. Os laboratórios, centrais de armazenamento, salas de vacinas e todos os outros participantes da Cadeia de Frio devem fazer sua parte para realizar o armazenamento e transporte da forma correta. Dessa forma, garantimos a eficácia da vacinação!

 

 

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.