Site espanhol Site inglês
12 de Novembro de 2021

Ministério da Saúde reforça imunização de brasileiros com distribuição de 1,2 milhão de vacinas

Para as pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidas ou que façam parte da categoria de risco, o Ministério da Saúde distribuiu mais 1,2 milhão de vacinas aos Estados e ao Distrito Federal. Até agora, cerca de 9,5 milhões de brasileiros já foram imunizados com a dose adicional.

Conforme resultados preliminares do estudo sobre esse reforço, encomendado pelo Ministério da Saúde à Universidade de Oxford, o esquema heterólogo, que combina imunizantes diferentes, aumenta o sistema de defesa do corpo humano. Neste caso, a pasta recomenda que a dose de reforço seja com a vacina Pfizer.

Até o momento, mais de 344 milhões de doses da vacina contra Covid já foram distribuídas, e cerca de 280 milhões foram aplicadas.

Dose de reforço

O reforço é recomendado pelo Ministério da Saúde devido ao elevado número de complicações e óbitos pela doença em grupos prioritários. Para a decisão, foi considerado o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose. O período de aplicação do reforço em pessoas com mais de 60 anos é de seis meses, após aplicação da última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Em imunossuprimidos, o intervalo entre as doses dever ser de 28 dias.

Outro ponto que precisa ser destacado é que a eficácia das vacinas requer que as doses sejam armazenadas e conservadas corretamente. A faixa de temperatura ideal preconizada pelo fabricante, e segundo o Manual de Rede de Frio da ANVISA, varia entre 2ºC a 8ºC. Para isso, são necessárias câmaras científicas de conservação, equipamentos com tecnologia específica que preservam a integridade dos imunobiológicos.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.