Site espanhol Site inglês
04 de Abril de 2023 | Tempo de leitura: 5 minutos

Fique atento nestas fake news sobre a vacina bivalente!

É dever de toda a sociedade combater as notícias falsas

Sempre que surge uma nova vacina ou campanha, surgem com elas as fake news. Recentemente, um áudio começou a circular nas redes sociais, onde uma mulher faz diversas afirmações falsas e pede que quem estiver ouvindo não deixe ninguém de sua família se vacinar contra Covid e contra a gripe.

 

Pensando nisso, reunimos aqui no blog os principais pontos levantados, e mostramos um por um como eles são falsos. Confira:

 

1 - “Vacina bivalente causa infarto, tem vários atletas morrendo de morte súbita”.

FALSO!

Não há nenhum registro de qualquer caso de morte súbita relacionada com a vacina - que não tem efeitos colaterais graves ou mortes.

 

2 - “Vão enfiar a vacina da Covid dentro da vacina da gripe, as duas vão ser fabricadas pela Pfizer”.

FALSO!

Os imunizantes das vacinas contra Influenza e contra COVID-19 são diferentes - além disso, a Pfizer não possui atualmente em seu portfólio de vacinas um imunizante aprovado para prevenção de gripe.

 

3 - “Hospital da USP em Ribeirão Preto tem ala para tratar sequelas de vacinados”.

FALSO!

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto esclareceu em nota oficial que não existe nenhuma ala com esse fim no local, nem paciente internado por sequelas de vacinas contra a Covid.

 

4 - "O objetivo da Pfizer é exterminar 50% da população do mundo".

FALSO!

Esta fake news provém de uma fala editada do CEO da Pfizer, Albert Bourla, que em 2022 afirmou que o objetivo era “reduzir em 50% o número de pessoas no mundo que não podem comprar (os medicamentos produzidos pela empresa)”.

 

Conclusão

A proteção coletiva contra doenças infecciosas é diretamente proporcional ao número de pessoas que recebem a vacina. Por essa razão, o movimento antivacina pode prejudicar toda a população ao disseminar informações falsas.

É dever de toda a sociedade combater as notícias falsas. Se você ler e escutar estas ou outras fake news, faça sua parte na conscientização da população!

 

Fonte das informações: g1.globo.com

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.