Site espanhol Site inglês
09 de Março de 2021

Conservação de vacinas: a importância do monitoramento de temperatura

Por serem muito sensíveis à variação de temperatura, as vacinas precisam ser armazenadas na faixa de temperatura de 2°C a 8°C, em todo seu processo logístico, a chamada Rede de Frio. O controle de temperatura deve ser rigoroso, pois é a manutenção da vacina nessa faixa que mantém sua eficácia.

E como saber se a dose esteve em todo processo realmente nessa temperatura? Como a condição das doses não é perceptível a olho nu, o Manual da Rede de Frio da ANVISA estabelece todas as normas de conservação, e entre elas está o monitoramento da temperatura.

O sistema de monitoramento de temperatura é uma tecnologia presente nas câmaras científicas de conservação Biotecno, tanto para vacinas quanto para medicamentos, termolábeis, oncológicos, sangue e seus componentes. Ele permanece em operação 24 horas por dia, e possui recursos adicionais de segurança para emitir alertas se houver qualquer risco de desvio de temperatura. O sistema de monitoramento é totalmente automatizado e reduz a intervenção humana. Além de apresentar os dados no display da própria câmara, ele permite acesso remoto ao status da conservação, via internet, e também registra todo histórico de conservação. Esses registros podem ser extraídos em um relatório, de acordo com os padrões da Vigilância Sanitária e, assim, permite o controlar o armazenamento e a integridade do material.

Armazene corretamente as vacinas de sua clínica ou farmácia em câmaras científicas Biotecno, registradas no Ministério da Saúde/ANVISA e certificados pela FDA norte-americana. A marca que armazenou a primeira dose da vacina contra o coronavírus aplicada no Brasil.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.