Site espanhol Site inglês
23 de Agosto de 2023 | Tempo de leitura: 3 minutos

A importância do plano de contingência para uma vacinação segura e de qualidade

Você já sabe que para garantir uma vacinação segura e de qualidade é necessário que os imunobiológicos sejam armazenados em equipamentos apropriados, em condições ideais de funcionamento.

 

Mas o que fazer caso aconteça um imprevisto? É para estas situações que existem os Planos de Contingência! Ele não é nada mais do que um pré-planejamento para intercorrências que podem acontecer. Por exemplo: falha dos equipamentos, problemas no fornecimento de energia elétrica, desastres naturais, e outros.

 

Ele deve ser escrito no modelo POP (Procedimento Operacional Padrão) e seguir 3 objetivos:

  • Orientar em caso de falta de energia, pane geral no grupo com gerador e falha nos equipamentos de refrigeração;
  • Reduzir a perda de imunobiológicos e preservar a continuidade da vacinação;
  • Divulgar e fornecer informações sobre o funcionamento e organização dos equipamentos aos profissionais envolvidos.

 

Os profissionais da vigilância e segurança também deverão ser treinados para identificar problemas que possam comprometer a integridade das vacinas e comunicar ao responsável técnico do estabelecimento, principalmente aos finais de semana e feriados.

 

Lembrando sempre que a falha do equipamento é um motivo que pode ser evitável, por isso é importante estar com a manutenção preventiva dos equipamentos sempre em dia!

 

Quais ações devem estar previstas no Plano de Contingência?

  • Manter as câmaras fechadas e monitorar, rigorosamente, a temperatura interna, caso haja interrupção no fornecimento de energia elétrica;
  • Transferir as vacinas para uma caixa térmica caso não haja o restabelecimento da energia e a temperatura do equipamento de conservação estiver próximo a + 7°C;
  • Dispor de quantidades suficientes de bobinas reutilizáveis congeladas, para serem usadas no acondicionamento dos imunobiológicos em caixas térmicas;
  • Utilizar termômetro nas caixas e manter controle rigoroso da temperatura.

 

Conclusão

O Plano de Contingência é um procedimento importantíssimo para garantir a qualidade da vacinação na hora que imprevistos acontecem. Seguindo as orientações recomendadas, é possível prever e evitar a maioria dos problemas mais comuns.

 

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.