Site espanhol Site inglês
23 de Abril de 2021

Anvisa atualiza condições de armazenamento da vacina da Pfizer

Inclusão na bula define faixa específica de temperatura para o transporte e o armazenamento por até duas semanas. 

A Anvisa aprovou o acréscimo de novas condições de armazenamento e conservação para a vacina Comirnaty, da Pfizer, registrada no Brasil em nome da Wyeth Indústria Farmacêutica. Estudos de estabilidade comprovam que a vacina mantém suas características de qualidade nas novas condições de temperatura. As novas indicações foram avaliadas a pedido do laboratório.

O novo trecho incluído diz que: “Alternativamente, os frascos fechados podem ser armazenados e transportados entre -25°C e -15°C por um período único de até 2 semanas e podem retornar a -90°C a -60°C.” Os novos limites de conservação serão acrescentados na bula da vacina e não alteram o período de validade total do produto, que é de seis meses. As demais orientações de conservação e armazenamento da vacina não foram modificadas. 

Ambas as condições previstas para conservação da vacina da Pfizer são atendidas com câmaras científicas Biotecno, uma das líderes no segmento no Brasil. Câmaras de conservação inteligentes da Linha Freezer proporcionam o armazenamento entre -10°C e -35°C, enquanto os ultrafreezers para conservação de vacinas operam entre -50°C a -86°C.

Outras câmaras para conservação de vacinas da marca oferecem refrigeração na faixa entre 2°C e 8°C, ou programável pelo usuário. A expertise da Biotecno em tecnologia para conservação de vacinas levou a marca a armazenar a primeira dose da vacina contra o coronavírus aplicada no Brasil.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.