Site espanhol Site inglês
26 de Maio de 2023 | Tempo de leitura: 4 minutos

Sala Climatizada para Câmaras Científicas: Confira o que o Manual da Rede de Frio regula sobre o assunto!

Veja abaixo as principais orientações contidas no documento

Além de cuidar do armazenamento dos medicamentos e imunobiológicos, também é preciso se atentar ao local em que as câmaras científicas estão localizadas.

O Manual de Rede de Frio, do Ministério da Saúde, estabelece alguns critérios que devem ser seguidos. O principal é garantir que o ambiente esteja sempre arejado e protegido da incidência de luz solar direta.

O documento aponta que o ambiente da sala de preparo deve ser mantido climatizado. De acordo com o que está estabelecido na página 92, “A fim de preservar os materiais e proporcionar melhor condição de trabalho estes ambientes devem ser ventilados e dotados de controle de temperatura e umidade”.

 

Almoxarifado

O documento também orienta quanto ao almoxarifado - local destinado ao armazenamento, guarda, manuseio e conservação de insumos e demais materiais. A regulamentação é semelhante: “A iluminação, a ventilação, a temperatura e a umidade devem ser controladas, conforme as necessidades dos insumos para evitar efeitos prejudiciais sobre eles”. (pg. 94)

 

Sala de Distribuição

Além da sala de armazenagem e almoxarifado, o Manual de Rede de Frio também aponta os cuidados com a temperatura na Sala de Distribuição. Por Sala de Distribuição entende-se o ambiente destinado ao recebimento, à preparação e à distribuição dos imunobiológicos nas caixas.

Aqui, as orientações são as seguintes: “aparelhos de ar-condicionado para climatização do ambiente na temperatura entre +18°C e +20°C. O cálculo da carga térmica em btu/h baseia-se na área do local, temperatura ambiente, número aproximado de funcionários atuantes, quantidade de equipamentos e exposição solar”.(pg. 95)

 

Salas de Imunização

Outras recomendações para as Salas de Imunização (onde os imunobiológicos são aplicados) presentes no documento (pg. 120):

  • Piso e paredes lisos, contínuos (sem frestas) e laváveis.
  • Uso de ar-condicionado, evitando riscos indesejados de exposição dos imunobiológicos, que venham a comprometer a potência imunogênica dos produtos.
  • Portas e janelas pintadas com tinta lavável.
  • Portas de entrada e saída independentes, quando possível.
  • Teto com acabamento resistente à lavagem.
  • Tomada exclusiva para cada equipamento elétrico.
  • Área média disponível de pelo menos 9 m², garantindo a adequada disposição dos equipamentos e dos mobiliários e o fluxo de movimentação em condições ideais para a realização das atividades.
     

O Manual da Rede de Frio

Todas estas orientações estão presentes no Manual da Rede de Frio, do Ministério da Saúde. Ele é um guia gratuito e completo para garantir a qualidade e segurança de imunobiológicos no país. 

 

Se você quiser saber mais sobre o documento, preparamos um ebook completo sobre o tema. Confira aqui!

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.