Site espanhol Site inglês
19 de Novembro de 2021

Dose de reforço da vacina contra Covid-19: saiba quem vai precisar tomar

No Brasil a aplicação da terceira dose da vacina teve início em setembro em idosos e imunossuprimidos. Recentemente o público foi ampliado para todas as pessoas com mais de 18 anos, e o intervalo entre as aplicações diminuiu para cinco meses.

Quem tomou Coronavac poderá ser imunizado com Pfizer, Janssen ou AstraZeneca no reforço. Para aqueles que receberam a Pfizer, a dose de reforço poderá ser da AstraZeneca ou Janssen. Quem tomou AstraZeneca poderá ser imunizado com Pfizer no reforço. No caso dos vacinados com a Janssen, será necessária uma segunda dose do mesmo imunizante e, após cinco meses, uma terceira dose da Pfizer.

Por que é necessário aplicar a terceira dose?

A aplicação de uma dose de reforço tem sido defendida por especialistas diante da alta de infecções entre imunizados com as duas doses. Também há evidências científicas de que a proteção induzida pelas vacinas cai ao longo do tempo, o que coloca em risco, principalmente, os grupos mais vulneráveis. O avanço da variante Delta — mais transmissível — também tem colocado autoridades em alerta.

Quais grupos estão recebendo a terceira dose?

Em um primeiro momento, apenas idosos acima dos 60 anos, imunossuprimidas e profissionais de saúde receberam o reforço com a terceira dose. Em 16 de novembro, porém, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo vai ampliar a imunização com dose adicional, contemplando toda a população acima de 18 anos. A intenção da pasta é aplicar o reforço em 103 milhões de pessoas até maio.

Quais vacinas estão sendo usadas?

O Ministério da Saúde disse que há preferência pela vacina da Pfizer, mas também podem ser usadas vacinas da Janssen ou da AstraZeneca. Deve-se privilegiar ainda, segundo a pasta, a imunização heteróloga, que é feita com um imunizante diferente do que foi aplicado nas primeiras doses.

Além de prestar atenção às modificações do calendário de vacinação, um dos fatores que comprova a eficácia dos imunizantes é a forma como as doses são conservadas e armazenadas. As condições ideais de temperatura estão na faixa de temperatura entre 2ºC e 8ºC para que sejam mantidas a integridade e as características imunizantes das vacinas. Tais condições são possíveis com o uso de câmaras científicas de conservação, equipamentos registrados no Ministério da Saúde/ANVISA, que atendem a todos os requisitos tecnológicos e legais para o armazenamento correto das doses.

Acompanhe todos os nossos conteúdos!

Compartilhe:
Como podemos ajudar você? Contate-nos agora mesmo!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade e Cookies.